Regras

O futebol americano consiste em um jogo de conquista de território. O time que detém a posse de bola deve avançá-la por 10 jardas em no máximo 4 tentativas. Caso a equipe consiga o avanço ela ganhará mais 4 chances para percorrer mais 10 jardas. O intuito dos times é cruzar a extensão do campo adversário e invadir a zona final do adversário com a posse da bola. Quando o jogador atravessa a zona final com a bola é caracterizado o Touchdown.

Cada time possui 11 jogadores em campo, capsule porém diferente dos outros esportes os times de Ataque e Defesa são distintos. Assim, quando a equipe tem o controle da bola o seu Ataque que busca os avanços. Quando a equipe perde a posse de bola a sua defesa entra em campo para deter o avanço adversário. Por fim existem os times especiais que são acionados em situações de chutes.

São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

No Brasil seguimos as regras da IFAF, sob este regimento a partida tem a duração de 48 minutos (na NFL são 60 minutos), e dividida em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 12 minutos (na NFL são 60 minutos). As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. As prorrogações promovem ao menos um confronto entre ataque e defesa por equipe. O primeiro time que conseguir pontuar e segurar o avanço do adversário é considerado o vencedor.

Um chute inicial (kickoff) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada field goal ou de um touchdown. O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas. A bola deve ser chutada a partir do chão, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick.

Objetivo:

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário com a posse da bola (touchdown), ganhando 6 pontos e direito a um chute livre (mais 1 ponto extra), ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem um passe ou uma corrida ou invés do chute.

Sistema de pontuação:

* Touchdown (6 pontos): é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização (endzone) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca. Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos.

* Um “gol de campo” (Field Goal), que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas. É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.

* Um “safety”, com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

O campo de batalha:

O campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ? jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura.

Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas.

Dentro do campo há marcadores adicionais: os marcadores de jarda e as linhas de restrição (inbound lines ou hash marks), a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo. A cada 5 jardas, os marcadores de jarda estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de gol mais próxima.

Ao centro de cada linha final situa-se um conjunto de traves, que têm dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal em forma de Y. A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de altura.