Projeto social ensina futebol americano a crianças em Curitiba

Coritiba Crocodiles e Rumo estimulam prática do esporte em escola pública da capital. Adesão das crianças e adolescentes surpreende e expande a iniciativa

Um projeto desenvolvido pelo Coritiba Crocodiles com apoio da concessionária Rumo ensina futebol americanos a 60 crianças de Curitiba (PR). As aulas começaram nesta semana, na Escola Municipal Durival Britto e Silva, com adesão maior que a esperada, suficiente para formação de cinco times de meninos e meninas (de 11 atletas cada).

Patrocinadora do Crocodiles, a Rumo apoia a Durival Britto e Silva – localizada ao lado de sua sede, no bairro Cajuru – em uma série de projetos sociais. A concessionária de ferrovias estimula crianças e adolescentes em atividades escolares, no estudo extracurricular de robótica e oferece também aulas de inglês gratuitas.

Nos esportes, já vinha oferecendo aulas de rugby às crianças e adolescentes. Com o novo projeto, está levando para dentro do ginásio escolar professores e atletas do Crocodiles, time da capital paranaense que disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.

A primeira aula teve a participação de sete jogadores do time principal (adulto). As crianças receberam orientação de Cleverson, Jackson, Márcio, Paulo, Rober, Walesko e Zanon. Como a turma é duas vezes maior que a esperada, deve haver até três aulas por semana, disse o professor Marco Wos, que ensina futebol americano também na escola oficial do Croco, em Curitiba. “Em um mês, eles saberão as jogadas básicas e como funciona o futebol americano. Em seis meses, devem conhecer o suficiente para jogarem sozinhos”, avaliou Wos.

Os estudantes da Durival Britto e Silva vão aprender o esporte gratuitamente. Além disso, receberão orientação psicológica para definirem seu interesse e dedicação ao futebol americano. Terão ainda uniforme, patrocinado pela Rumo. “Nossa intenção é estimular os estudos, a prática de esportes e também repassar à comunidade mensagens de segurança, para evitar acidentes ferroviários”, explicou Carmen Maron, coordenadora de Relações Sociais da Rumo.

Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Transporta produtos agrícolas e industriais em operações de exportação, importação e de abastecimento interno.