No último dia 07 ocorreu o lançamento do novo uniforme do Coritiba Crocodiles. Com detalhes que imitam a pele de um crocodilo a intenção foi destacar as características do animal que é extremamente resistente e capaz de se defender com sua pele grossa e firme.
A ideia de produzir um novo uniforme surgiu da união de uma necessidade e de um desejo. Segundo Marcos Rosas, more about educador físico, visit this site personal trainer, preparador físico e linebacker #54 do Crocodiles, o time precisava criar um uniforme praticamente impossível de ser agarrado ou puxado pelo adversário e, além disso, gostaria de ter uma vestimenta atual. “O desejo era criar um uniforme inovador, condizente com o espírito do Coritiba Crocodiles, pois sempre tentamos estar na vanguarda do esporte, dentro e fora de campo. Temos como filosofia buscar o diferencial, para que sempre estejamos em vantagem”, explica.
Um dos maiores desafios para jogadores de Futebol Americano no Brasil é encontrar materiais especializados para a prática do esporte no país. O novo uniforme foi desenvolvido pela equipe de Moda e Design da Universidade Positivo e fornecido pela Errea, que conseguiu um tecido utilizado por times profissionais de Rugby na Europa. O material é ideal para a prática de Futebol Americano, pois resiste ao contato e estresse a que o uniforme é exposto e apresenta uma elasticidade sem a perda de qualidade, o que deixa a camisa justa ao corpo sem perder resistência e durabilidade do material.
Outra técnica nova utilizada nas peças foi a impressão têxtil, que elimina qualquer bordado da camisa, não deixando pontos em relevo, o que dificulta ainda mais a possibilidade de um adversário conseguir agarrar os atletas. Rosas conta que há diversos fatores inovadores no uniforme, mas sintetiza três aspectos: personalização gráfica única; tecido diferenciado; modelagem ajustada especificamente à realidade do atleta de futebol americano brasileiro e capaz de acomodar confortavelmente os equipamentos obrigatórios sob o uniforme. “Nenhuma equipe no Brasil possui um uniforme visualmente igual ao nosso, pois ele foi desenhado por nós e para nós, da fonte das letras aos detalhes gráficos da pele de crocodilo. Além disso, temos uma modelagem criada para respeitar as características físicas do atleta brasileiro nessa modalidade”, afirma.
Desde o primeiro contato com a equipe da Universidade Positivo, foram oito meses de muito trabalho, reuniões e paciência para conseguir o resultado atual. Nessa parceria com a UP e a Errea, ocorreu a participação de designers, modistas, técnicos em material, encarregados da viabilidade técnica e financeira. Juntamente com a diretoria do Crocodiles, foram nove pessoas envolvidas diretamente no projeto. Tudo para conseguir o melhor resultado possível.
A linha de produtos, lançada em conjunto com o novo uniforme, busca atender à vontade dos torcedores, tanto aqueles que acompanham o time desde quando era Barigui Crocodiles, quanto aqueles que conheceram o time quando ocorreu a associação com o Coritiba Football Club e surgiu o atual Coritiba Crocodiles. O objetivo é disponibilizar materiais que satisfaçam os torcedores, seja ele um fã de futebol americano, ou um torcedor alviverde que ainda está iniciando no esporte. De acordo com Rosas o torcedor pode esperar uma linha de produtos de altíssima qualidade, no mesmo nível dos times de futebol profissional do Brasil ou internacional. “A qualidade foi um aspecto muito importante no desenvolvimento do uniforme e da linha de produtos. Independentemente do estilo do torcedor, ele certamente encontrará um produto excelente e lindo para o seu gosto”, conclui.