Futebol Americano no Brasil

Crocodiles a serviço da Seleção Brasileira

CURITIBA

Em Curitiba existem 5 (cinco) equipes de futebol americano filiadas à FPFA – Federação Paranaense de Futebol Americano: Coritiba Crocodiles, medical Curitiba Brown Spiders, more about  Paraná HP, Curitiba Guardian Saints e UFPR Legends.

Coritiba Crocodiles e Curitiba Brown Spiders são duas das mais antigas e tradicionais equipes do Brasil e foram as primeiras equipes a adquirir os equipamentos de proteção em 2007. Além disso, realizaram o primeiro amistoso full pads (com equipamentos completos) da história do futebol americano brasileiro em 2008.

O confronto entre essas duas equipes é considerado o maior clássico do futebol americano brasileiro. Após o primeiro amistoso realizado em 2008, ocorrerem vários confrontos entre essas equipes em competições oficiais, com ampla vantagem para o Crocodiles, que venceu todos os confrontos desde 2009.

PARANÁ

No Paraná, o futebol americano é organizado pela FPFA – Federação Paranaense de Futebol Americano, fundada em 2009. A FPFA é respeitada em todo o Brasil e considerada um modelo de organização e gestão. Hoje em dia existem 8 (sete) equipes filiadas à FPFA. Além dos 5 (cinco) times da capital também são filiados: Foz do Iguaçu Black Sharks, Ponta Grossa Phantoms e Maringá Pyros.

Desde a sua criação a FPFA organizou 5 (cinco) edições do Campeonato Paranaense de Futebol Americano, com 5 (cinco) vitórias do Coritiba Crocodiles. O Campeonato Paranaense é considerado um dos mais fortes do país e também é modelo de organização para as demais Federações Estaduais.

A FPFA é filiada à CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano, entidade responsável pela organização do esporte em nível nacional. Outras Federações Estaduais também são filiadas à CBFA (RS, SC, SP, MG, RJ, MT, CE, PE, RN, SE, PB, PA), além de equipes nos estados onde ainda não existe uma Federação Estadual (BA, DF, AL, AM, MS, ES).

BRASIL

Em 2012 e AFAB organizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Americano com a participação de 35 (trinta e cinco) equipes de 15 (quinze) estados brasileiros.

Em 2009, 2010 e 2011, os campeonatos nacionais foram geridos por ligas independentes (LBFA – Liga Brasileira de Futebol Americano, Torneio Touchdown e LINEFA).

A partir de 2013 foi criada a CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano, responsável pela realização dos campeonatos nacionais, que teve como seu primeiro campeão o Coritiba Crocodiles. A Confederação brasileira agrega as modalidades masculina e feminina com competições na grama, praia e flag.

Segundo levantamentos no Brasil existe mais de 50 equipes totalmente equipadas, totalizando mais de 5.000 atletas pelo país.

SELEÇÃO BRASILEIRA:

O Coritiba Crocodiles teve 7 jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Os jogadores #98 Delmer Zoschke, #43 Felipe Luvas, #34 C. Freitas, #89 Ocho Nueve, #74 Matheus Jakimiu, #23 Santucci, #66 Herege.

Além disso, o coordenador ofensivo do Crocodiles o TE #88 Kaghtazian Jr. serviu a seleção como assistente técnico.

Nossos craques enfrentaram a seleção do Chile no inicio de 2012 e venceram por 33 a 0.