Desidratação é frequente em atletas que não consomem água durante jogos

Os atletas de Futebol Americano precisam ter um preparo físico em dia, viagra sale pois o esporte exige uma hidratação controlada, além de um rendimento excelente. Por conta das roupas utilizadas durante os jogos é muito fácil que um jogador sofra de desidratação.

Os equipamentos obrigatórios do futebol americano são: helmet (capacete) e o shoulder pads (ombreira), mas em sua maioria os jogadores utilizam ainda proteção para pernas, protetor bucal e protetores de braço, o que aumenta o stress térmico do atleta em geral. Os uniformes criam uma espécie de barreira para a dissipação do calor, assim, conforme o jogo se estende a temperatura interna aumenta.

O jogo, que consiste em jogadas curtas e rápidas, exige um preparo tático e estratégico. Através de treinamentos são decididas as posições de cada jogador, sendo que cada uma exige níveis diferentes de desempenho. Há atletas de ataque, que precisam fazer tiros rápidos e precisos e atletas de defesa, que precisam apresentar força suficiente para bloquear o ataque adversário. Kawan Pivatto, jogador do Crocodiles na posição Defendive Tackle, explica que sabe da importância da hidratação e que consome água durante os jogos, além disso também ingere malto dextrina.

A Revista Brasileira de Nutrição Esportiva entrevistou diversos jogadores do esporte, entre eles atletas do Coritiba Crocodiles, e comprovou que é possível perder até 2 quilos após uma partida de Futebol Americano. O mesmo estudo analisou se os jogadores sabiam qual a melhor bebida a ser consumida e qual o melhor horário, antes, durante ou depois do jogo. Apenas 34,8% dos atletas se hidratam antes de sentir sede, o que é indicado pelos especialistas. Outro dado que chamou atenção é que apenas 17,4% dos jogares costumam se pesar antes e depois dos treinos e/ou jogos. Já a maioria dos jogadores aposta na água como a melhor bebida, 91,3% responderam que consomem água e 60,9% afirmaram que também consomem isotônicos.

Alguns sintomas são muito comuns quando o corpo apresenta pouca água e começa a ficar desidratado. A canseira, tontura e até cãibra são os principais. Dos atletas entrevistados 30,4% afirmaram sentirem muita sede, a mesma quantidade afirma já ter sentido cãibras e 21,7% já tiveram a sensação de perda de força. Pivatto afirma que sempre se hidrata corretamente. “A hidratação é algo muito importante, pois nosso corpo é composto por 60% de água e em nossos músculos chega a 75%. Tomo no mínimo 3 – 4 litros de água por dia, isso ajuda também nas articulações do mantendo uma melhor lubrificação das cartilagens ! Água é vida”, explica o atleta que também joga na Seleção Brasileira de Futebol Americano.

Médicos afirmam que água e eletrólitos devem ser repostos ao organismo assim que perdidos, ou seja, deveriam ser repostos frequentemente durante o jogo, mas não é o que acontece. A maioria dos jogadores consomem água e isotônicos antes e após o jogo apenas. O atleta não deve depender da sede para iniciar sua hidratação, a mesma deve ser feita regularmente durante os treinos e jogos em competições, dessa forma o rendimento de cada um é maior e melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.