Marcado para o mês de agosto de 2015, site o Mundial de Futebol Americano será realizado pela 5ª vez e os favoritos e donos da casa serão os Estados Unidos, information pills atual bicampeão (2007, order 2011).
O campeonato terá a participação de 8 seleções, sendo elas divididas em 2 grupos de 4. O grupo A, o mais forte, terá EUA, Japão, México e Canadá. Classificando 3 equipes para as semifinais. O grupo B terá Brasil, Austrália, França e Coréia do Sul, no qual classificará apenas o melhor colocado do grupo para as semifinais.
Para tentar surpreender em sua primeira disputa de mundial, jogadores do Coritiba Crocodiles e da seleção estão treinando forte para garantir uma convocação e o sonho de disputar um campeonato defendendo as cores do Brasil Onças.
“A primeira expectativa é ser convocado novamente. Depois, chegar num mundial e jogar contra grandes potências seria sensacional. Conquistar 1 ou 2 vitórias, fazer uma campanha expressiva lá no Mundial seria um marco incrível para o futebol americano do Brasil”, afirma Cleverson Freitas, Free Safety do Coritiba Crocodiles e da Seleção Brasileira.
Porém as dificuldades de conseguir patrocínios para a disputa dos jogos acaba tirando o tempo dos atletas, fazendo com que eles se preocupem em como financiar a nova viagem, como explica Delmer Zoschke, Defensive End do Crocodiles e dos Onças.
“O futebol americano ainda é amador, cada atleta precisa se bancar no esporte. Pela seleção brasileira no Panamá tivemos apoios na hospedagem, translado e alimentação, sobraram as passagens aéreas que cada atleta teve que pagar do bolso, assumir dividas, mas isso fazemos de coração, porque amamos esse esporte!”, completou Delmer.
“Os treinamentos a partir de agora ficam mais intensificados, as lesões estão no passado”, diz Bruno Santucci, Running Back do Coritiba e do Brasil, que passou por cirurgia no joelho e ficou boa parte da temporada de 2014 afastado do Futebol Americano.
“Cada atleta tem que se preocupar com seu corpo, tomando seus devidos cuidados e elevando sempre o nível do treinamento, para alcançar o auge da forma física e representar seu país da melhor forma possível”, explica Adan Rodriguez, Wide Receiver do Croco e da Seleção Brasileira.
A preparação forte rende alguns frutos para alguns atletas da seleção brasileira, foi o que aconteceu com o Defensive Tackle do Coritiba Crocodiles Kawan Pivatto, que acabou de acertar um contrato de experiência com o Florida Marine Raiders, da X-League, Futebol Americano de Arena.
“Foram anos de batalhas, muitas vitórias e poucas derrotas com o meu time do coração e agradeço por tudo que vivi e aprendi nesse time, que é também minha família. Quero levar o nome do Coritiba Crocodiles para fora, e também o nome do nosso país, e mostrar a nossa verdadeira força”, comemora Pivatto.
Oito são os atletas do Coritiba Crocodiles que fizeram parte da seleção brasileira no Panamá no último dia 31 de janeiro, quando a seleção garantiu vaga no mundial. São eles: Adan Rodriguez (WR – #89), Bruno Santucci (RB – #23), Cleverson Freitas (FS – #34), Delmer Zoschke (DE – #98), Henrique Pucca (OL – #67), Henrique Rocha (SS – #11), Kawan Pivatto (DT – #93) e Lucas Mullet (RB – #21). Porém outros com muito potencial e que já representaram a seleção dos onças em outras oportunidades também podem ter sua convocação para o mundial.
Parabéns a todos esses guerreiros que a cada dia suam por um esporte melhor!